Pais e Escola Grandes aliados para formação do cidadão
Os pais e educadores estão cientes que lidar com os jovens é uma tarefa difícil e principalmente com aqueles que não têm a atenção necessária dos pais. Com isso acarreta o dever da escola, melhor dizendo, dos professores, “educar” seus alunos de uma forma que os pais deveriam fazer em casa, sendo Função do educador é ser mediador do conhecimento dos educandos, dando oportunidade de serem seres pensantes e críticos e claro, prepará-los para a vida profissional e universitária. Mais infelizmente hoje, o processo de aprendizagem esta cada vez mais difícil, porque a cada dia a sala de aula se torna um desafio constante, pois além da dificuldade de aprendizagem, temos que trabalhar o psicológico no qual na maioria das vezes não contando com o apoio da família, no qual deveria passar valores comuns ao desenvolvimento dos filhos, e o que é para ser passado em casa está sendo dever da escola, que precisa passar outros ensinamentos.
O motivo para qual, deve ser pela falta de tempo dos pais com seus filhos, que isso afeta o modo e o funcionamento da educação. A atenção e compreensão são importantíssimas para o desenvolvimento do mesmo. Um pai e uma mãe ausente na vida do filho acarretam desespero e falta de homizio para os mesmo que precisam deles para sua formação pessoal. Por mais que os pais buscam dar o melhor para seus filhos, eles ainda deixam a desejar colocando de lado algo importantíssimo. Muitas vezes não é a questão de deixarem de lado algo tão precioso, mas a falta de tempo, e também pensar que está tudo bem com o filho, que já deu alicerce suficiente par que ele, mas enganam-se, filhos sempre precisarão dos pais enquanto tiverem em formação pessoal porque depois desse fenecimento, os pais apenas agradeceram a si mesmo pela tarefa cumprida e cidadão formado.
Alguns pais se preocupam com a formação pessoal dos filhos tendo em foco o reconhecimento pessoal de cada um a ética e moral, não botando uma sobrecarga no filho, mas sabendo desenvolver a forma critica de cada um. Cada pai e cada mãe têm um modo de educar seus filhos, mas todos se englobam em um lugar que é a formação do cidadão para conviver numa sociedade com outras pessoas. Precisam compreender o que se passa com seus filhos, e não repreendê-los, fechando-os para si e o mundo. A atenção é fundamental, quando seus filhos pedirem, ajude-os, mesmo sendo teimosos ou tiverem decepcionado isso deve começar muito antes dele entrar na pré-adolescência, porque nesta fase a confiança deve esta 100% conquistadas, tardando isso dificultarão a relação de atenção, confiança e diálogo entre vocês.
Os pais precisam saber educar seus filhos hoje em dia, dizer um NÃO, não vai alterar nada em seu filho negativamente, vai ensinar a ele e mostrar que você quer dar o melhor, mas claro sem muitos excessos, a conversa é base de tudo. Existem alguns que não sabem repreender para algo positivo seus filhos e deixam se manipular por eles pelo choro que dão ou porque, muitas vezes não querem se estressar ou se “ocuparem”, por isso fazem as vontades deles para se verem livres, e a cada vez que isso ocorre pior vão deixando seus filhos, que acham que conseguirão qualquer coisa chorando ou dando gritos, e logo crescem mimamos e fracos, sem poder se decidir por si e tendo que depender de alguém para efetuar algo em suas vidas, ou seja, o pai e a mãe.
Antigamente, na criação deles,os pais, muitos não tinham o que tem hoje e muito menos o que dão aos filhos, mas eram bem educados, mesmo com as regras da família. Será que eles estão passando o que lhes foi ensinado? Será que seus filhos estão recebendo os mesmo valores? Ou será que os pais estão sendo vitimas da própria ignorância? Não estão sabendo lidar com as próprias responsabilidade e funções, por isso a responsabilidade é toda para escola, se ambas as partes se aliassem sobre tal fato que a cada dia se expande mais, infelizmente, não dizendo que melhoraria 100%, mas amenizaria mais as conseqüências ocorrentes como a marginalização, a bandidagem e o roubo.
Porque isso? Porque se os próprios pais não estão sabendo lidar não é a escola que vai conseguir, e imagine o professor que tem muitos alunos em sala. Mas pelo que parece a escola precisará aderir outra função que é ensinar aos pais suas devidas funções e deveres na formação do filho, dando palestras sobre, a cada bimestre, mostrando aos pais para darem mais atenção aos filhos, e que eles ainda não estão preparados para vida e que a essência de cada um e exemplo está em casa.
Os alunos não dependem apenas dos professores, mas principalmente da atenção dos pais, que a cada dia estão se distanciando dos filhos, querendo que fiquem cada vez mais nas escolas, achando que isso irá adiantar alguma coisa, mas não. OS filhos precisam sim, dos pais, mas de uma forma completa não pela metade, não está apenas com o corpo, mas conversar com seus filhos ensiná-los e principalmente OUVI-LO e não somente encher de presentes, coisas materiais que não ajudarão no desenvolvimento. Parece que estão com medo de educar, ou porque não querem se preocupar com isso, como citado anteriormente.
Não querem se ocupar com isso, porque a própria escola EDUCA, mas ai quando seu filho não te respeitar mais e aumentar o tom contigo não vai ser problema da escola e sim de vocês pais que estão se deixando levar e por incrível que pareça, inocentemente. Quando tirarem nota baixa, não é com ele que muitos pais reclamam, e sim com a escola, o professor, e porque não os professores reclamarem com vocês pais que não estão dando atenção suficiente para seus filhos, que a cada dia pioram na escola, e não apenas em termos de aprendizagem, mas sim em respeito para com o próximo, e que não é dever dos professores educar seus filhos e sim ensiná-los. Para respeitar o próximo, e eles tem de vim de casa já sabendo disso, porque obviamente se não respeitarem ninguém fora de casa, não respeitarão seus pais adiante e muito menos darão atenção aos pais , porque quando eles precisaram seus pais não puderam ou não estavam presentes como realmente precisavam estar, e assim deixando o filho em ultimo lugar. E com isso gera a revolta dos jovens que na escola querem fazer o que quiserem, achando que como a sua casa nada tem limites ou assim sendo uma forma de chamar a atenção dos pais.
"Indisciplina na
escola, reflexo da falta de regras e limites em casa". (Prandi, L R. &
Castro Jr)
O que precisa ser feito é um modo de fazer com que os pais fiquem mais com seus filhos, não apenas no fim de semana, mas que acompanhem ou fiquem em casa uma vez por semana, isso iria ajudar bastante, mas claro, com o filho dedicando-se a ele, sendo presente e dando-lhe atenção. Isso deve começar a partir do momento que o filho entrar na escola, para sentir-se mais confiante e ver que escola não é apenas obrigação e sim um lugar de conhecimentos e convívio em sociedade, o transformando ser cidadão, mas claro sem a ajuda dos pais a escola não fará tudo sozinha, cada um tem uma função e é bom que todos a façam.
“ Educação? Esta
aprendi de berço... Na escola só fui buscar conhecimento.” (Paulo Ricardo
Costa).
"Todas as
crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem
nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é
fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)